12

Compartilhe este site:
Twitter Facebook

Curiosidades

Informe Nutricional

Você sabia que o hábito de consumir QUEIJO deve ser estimulado por inumeras razões:

  • 1 - Está entre os melhores alimentos fontes de vitamina A e do complexo B
  • 2 - É rico em cálcio (fundamental para o crescimento e na prevenção à osteoporose).
  • 3 - Possui baixo teor de lactose e é, portanto, excelente substituto de leite quando da intolerância à lactose, comumente presente entre crianças e idosos.
  • 4 - É rico em proteínas de alta qualidade (25% mais que as carnes e 100% que os ovos).
  • 5 - É alimento protetor contra as cáries dentárias.
  • 6 - É alimento que não requer preparo para ingestão.
  • 7 - É alimento praticamente obrigatório nas preparações rápidas , muito utilizadas pelas pessoas em pelo menos 2 dias das 3 principais refeições.
  • 8 - É de fácil digestão e apreciado por pessoas de todas as idades.
  • 9 - É indispensável ao desenvolvimento de bons hábitos alimentares.
  • 10 - E, finalmente através de inumeros estudos relatados desde 1996, vem sendo demonstrado que o queijo, assim como a carne proveniente do gado de pasto, é rica fonte de CLA - ácido linoleico conjugado , componente encontrado nas células de gordura destes alimentos e ao que tudo indica, coadjuvante importante e muito eficiente contra certos tipos de câncer e no combate da arterioesclerose, diabetes e obesidade.

Portanto, consumir queijos , apresentados em suas diferentes formas e sabores, como hoje ocorre, é consumir um dos alimentos mais importantes da cesta básica nutricional.

O volume de leite de que precisamos

Segundo as recomendações do Ministério da Saúde, o consumo de leite, na forma fluida ou na de derivados lácteos , varia de acordo com a idade das pessoas. A recomendação para crianças até dez anos é de 400ml/dia (146L ano), incluindo a forma fluida e derivados. Para jovens de 11 a 19 anos , o consumo é maior , de 700ml/dia (256L/ano) e para os adultos acima de 20 anos a recomendação é de 600ml/dia (219L/ano). Admitindo um cenário no País que favoreça o consumo de laticinios , em especial para as populações mais carentes que pouco ou nada consomem, e tomando por base apenas o consumo de 146L/ano , o País requer uma disponibilidade anual de 25 bilhões de litros para atender apenas o mercado interno potencial , composto de 175 milhões de pessoas. Se considerarmos um consumo per capita de 600ml/dia , a disponibilidade anual de leite deveria ser de 38 bilhões de litros. Estima-se que 25 a 30% do leite produzido no Brasil é destinado à produção de queijos